terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Prefeito toma posse em clima de festa

A quadra do colégio Cenecista Maricá ficou lotada para assistir a posse dos vereadores eleitos do prefeito Washington Quaquá e de seu vice Uilton Viana que aconteceu quinta-feira, 01 de janeiro. Depois dos vereadores serem convidados para compor a mesa, houve eleição para presidência da Câmara e o juramento.
Eleitores, familiares, lideres comunitários, religiosos, representantes de vários partidos políticos marcaram presença na solenidade. Wladimir Palmeira, o deputado Federal Chico D`Ângelo e o Ministro da Integridade Racial Edson Santos fizeram questão de participar do evento. O primeiro a fazer uso da palavra foi Wladimir Palmeira. Ele lembrou a trajetória política de Quaquá no PT e de sua grande amizade com o prefeito empossado. Chico D`Ângelo e o Ministro Edson Santos se colocaram a disposição do governo Quaquá para ajudar no que for possível na liberação de recursos ao município. Entre os líderes religiosos, Pastor Wladimir da Primeira Igreja Batista de Maricá o e Padre Rocha, representando a Igreja Católica. Em seguida Quaquá discursou, muito aplaudido, falou do corte de luz na prefeitura, do rombo no ISSM, que pode chegar a R$ 13 milhões, e da situação precária na coleta de lixo no município.
Quaquá anunciou uma auditoria nas contas da prefeitura. Acrescentou que fará ainda um plano emergencial de urbanização, e convocou a população a pagar o IPTU já em janeiro para que possa ter recursos para realizar as obras. Quanto ao seu plano de metas, colocado por alguns como utópico, o prefeito foi direto: " Não sossego enquanto não realizar 100% do plano de metas". Segundo ele, Maricá vai servir como exemplo positivo para outras cidades do estado. Na educação haverá a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes. "Vamos governar para quem mais precisa", afirmou.
Moradores participarão mais ativamente
As plenárias municipais acontecem já a partir de janeiro. A primeira será em Itaipuaçu dia 24. em seguida será a vez de Inoã, São José de Imbassaí, e demais bairros. Ele afirmou em discurso que toda a população será chamada para discutir orçamento, entre outros assuntos.
Com o lema "Prefeitura de Maricá: Aqui o povo governa" o prefeito, eleito com mais de 60% dos votos válidos, afirmou que vai realizar já este mês um choque de ordem para organizar a cidade. Já nos primeiros dias do ano assina decreto baixando para R$ 2,00 a passagem dos ônibus municipais. As vans terão permissão para entrar no centro da cidade. Uma outra medida será a solicitação através do governador Sérgio Cabral e do presidente do Detro, Rogério Onofre de Oliveira, a redução nas passagens intermunicipais para Niterói e Rio de Janeiro. Será cobrado também as empresas de ônibus no município maior uso dos coletivos de duas portas facilitando o transporte dos estudantes e idosos.
Política de habitação
Quaquá anunciou que nos próximos 4 anos serão construídas aproximadamente 1.500 casa populares. A idéia é dar moradia digna aos menos favorecidos. O prefeito se comprometeu a dar títulos de propriedade em alguns casos. "Não vamos permitir a favelização do município".
Para gerar empregos na cidade ele afirmou que entrará em contato com empresas do setor petroquímico para que instalem aqui. Haverá ainda um alto investimento na educação. Quaquá espera com isso que a cidade absorva a maioria dos empregos que serão aqui gerados. "Queremos evitar o que aconteceu com Macaé".
Funcionários da Multiprof não serão demitidos
Durante a eleição do ano passado o que mais se ouvia era que Quaquá quando eleito iria acabar com a multiprof e demitir todos os funcionários, abrindo assim espaço para a contratação de mão de obra de moradores de Niterói. Ele afirmou categoricamente que não haverá demissões. Segundo o prefeito, só serão dispensados os cabos eleitoras e funcionários fantasmas. Desta forma pretende diminuir a folha de pagamento, e desta forma oferecer aos funcionários da Multiprof todos os direitos trabalhistas, que não recebiam durante o governo Ricardo Queiroz.
"Estamos assumindo sem saber ao certo o tamanho do rombo nos cofres do município, mas vamos fazer Maricá crescer". Finalizou Quaquá.

(Veja as fotos no perfil do Teenfoco no Orkut)

Nenhum comentário: