quinta-feira, 8 de abril de 2010

MARICÁ COM 1.148 DESALOJADOS

EXCLUSIVO

SUBSECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL FALA DA SITUAÇÃO NO MUNICIPIO

O Subsecretário de Defesa Civil de Maricá, Emerson Jefferson Serafim, comentou na tarde desta quinta-feira, 8 de abril, a situação atual do município. Segundo ele, são 1.148 desalojados e 242 desabrigados. Toda as secretarias de Maricá estão mobilizadas para atender aos moradores que foram atingidos pela enchente. As escolas municipais estão servindo de abrigo para as pessoas que estão desabrigadas e desalojadas. O subsecretário afirmou ter recebido da Defesa Civil Estadual a doação de 300 colchonetes destinados as vitimas das fortes chuvas dos ultimos dias. Foram contabilizados 3 mortos. Dois pescadores e um que sofreu uma descarga elétrica no Condado de Maricá.

Itaipuaçu com áreas inundadas
Serafim comenta que a Serrinha, que faz a ligação entre Itaipuaçu e Itaipu em Niterói, está interditada. Segundo ele, pode haver deslizamento no local. Um grupo do Instituto Estadual do Ambiente (Inae) vai avaliar os riscos para os que utilizam a via. Outros locais de Itaipuaçu também foram bastante atingidos. A localidade de Mato Dentro, Bosque Fundo, Reserva Verde e as ruas 1, 40, 44, 45 e 46 que chegaram a receber um volume de água de aproximadamente 2 metros de altura.

Maricá pára por causa da chuva

Além de Itaipuaçu, Inoã também sofreu muito por causa das chuvas. Uma ponte na localidade do Bosque Fundo foi destruida por causa da força das águas. Em São José de Imbassaí, áreas como Marine varias casas foram invadidas pelas águas. No Bairro de Itapeba duas pontes foram arrastadas. O subsecretário informou que todos os rios do municipio transbordaram atingindo casas próximas e causando alagamentos em vários pontos. A maioria das ruas do Centro da Cidade ficaram alagadas. Na manhã desta quinta-feira, um bueiro na rua Athayde Parreiras havia estourado, prejudicando o transito no local. Funcionários da empresa que presta serviço de limpeza publica no municipio já se mobilizavam para limpar ruas cobertas de lama.
As ruas próximas ao aeroporto da cidade, ainda segundo Serafim, tiveram aproximadamente um volume de 1,5 metros de água. O bairro da Gamboa ficou incomunicável, sem acesso. Green Park, Parque da Cidade, ruas proximas a academia Aquapoint e o Centro de bambuí foram locais também bastante atingidos.
Devido ao grande numero de desabrigados e desalojados, a prefeitura municipal de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social e Participação Popular está realizando uma campanha de doações. Alimentos, roupas, agasalhos, colchonetes, fraudas (infantil e geriatrica) além de material de higiene pessoal podem ser enviadas para o Colégio Municipal Joana Benedicta Rangel, no centro, e também para a rua Álvares de Castro, 607, Araçatiba, onde fica a Secretaria de Assistencia Social. Maiores informações pelo telefone 2637-8585.

Participação de leitores no perfil do jornal no orkut:

Ariane (São José do Imbassaí) - olha aqui, no marine km 22 está tudo alagado, tem muitas familias que estão precisando de ajuda, muitas pessoas perderam tudo que tinham. Cadê o prefeito de maricá , que não resolve nada, só quer saber de pedir votos. Está na hora dele andar nas ruas e ver o que a chuva fez !!!
seu prefeito está na hora de você colocar vários homens para fazer limpeza nas ruas, desentupir os bueros, que estão todos intupidos, lixos boiando por aí!!!!

Giulla (Itaipuaçu)- Olha, não tenho como tirar fotos do meu quintal pois a máquina ficou dentro de casa, mas a água está na altura do pescoço no quintal e dentro de casa na altura da cintura, aqui em Itaipuaçu está um caos e não vejo ninguém falar nada a respeito na mídia, estão retirando as pessoas de barco e helicóptero, tem gente que está dormindo debaixo da marquise das lojas, não vi nenhuma pousada se oferecendo pra abrigar essas pessoas, só uma igreja abriu e o cúmulo foi ver um grupo da Igraja Evangélica negando ajuda aos que não eram seguidores da sua crença... Aonde vamos parar?

Perciliana (Itapeba) - Estamos aqui em Itapeba (do outro lado da estrada) sem padaria, mercadinho... encheu tudo! Estamos ilhados! Um sufoco!

Ana Paula (Mumbuca) - Estive em Maricá ontem e vi a minha casinha... :-(. A água entrou com toda força!!! Tombou a geladeira, quebrou o vidro da porta da frente, os móveis estavam todos fora do lugar, como se tivesse passado um furacão!! Derrubou até o muro!!!! Um desastre!!! Minha mãe ficou na casa e com a ajuda de outras pessoas vai limpar tudo e jogar fora o que se estragou. Ajudei um pouco ontem, mas tive que voltar pro Rio para poder trabalhar um pouco por que não trabalhei nem terça, nem ontem!!!

Fotos: Tutu Menezes

Nenhum comentário: