segunda-feira, 2 de março de 2009

Casa de Darcy Ribeiro será administrada pela prefeitura

Você sabe que foi Darcy Ribeiro? Se não sabe, terá boas oportunidades de conhecer a vida de uma das pessoas mais importantes da história deste país. Antropólogo, dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia (1946/1956). Dedicou-se à educação primária e superior. Criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro Reitor, e foi Ministro da Educação, no Gabinete Hermes Lima. Elegeu-se Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro (1982), foi também, Secretário da Cultura e Coordenador do Programa Especial de Educação, com o encargo de implantar 500 CIEPs, que são grandes escolas de turno completo para mil crianças e adolescentes. Criou, então, a Biblioteca Pública Estadual, a Casa França-Brasil, a Casa Laura Alvim, o Centro Infantil de Cultura de Ipanema e o Sambódromo, em que colocou 200 salas de aula para fazê-lo funcionar também como uma enorme escola primária. Tá bom ou quer mais? Se quiser mais fique atento por que a prefeitura municipal de Maricá e a fundação Darcy Ribeiro, firmaram contrato na sexta-feira, 27, onde a prefeitura do município assume a administração da Casa de Darcy Ribeiro. A residência, que fica na Rua 119, em Cordeirinho foi projetada por outra grande figura da história deste país, Oscar Niemeyer e será transformada no Centro Cultural Casa de Darcy Ribeiro. O espaço vai abrigar uma exposição fixa do antropólogo, e será usado também para discutir questões sociais, culturais e raciais. O Centro Cultural Casa de Darcy Ribeiro abrirá espaço para exposições, lançamentos de livros, pequenos espetáculos, entre outros.
O presidente da Fundação, Paulo Ribeiro, neto do educador, disse estar muito satisfeito com o contrato fechado entre a Fundação Darcy Ribeiro e a prefeitura de Maricá. “É a primeira vez que vejo uma mudança cultural significativa em Maricá”, afirmou.
O prefeito Washington Quaquá não tem previsão de quanto vai custar para colocar em funcionamento o Centro Cultural, mas já sabe onde vai buscar os recursos. “Vamos captar recursos do Governo Federal, através da caixa econômica, Governo do Estado e iniciativa privada”.
Projeto fará parte do Cidade Educadora
Com a reforma do imóvel onde será o Centro Cultural Casa de Darcy Ribeiro, alunos, professores, pesquisadores e publico em geral terão acesso a obras do educador que nutria um amor especial por Maricá. Foi aqui que Darcy Ribeiro escreveu seus livros O povo brasileiro e Diários índios, e decidiu passar os últimos anos de sua vida.
Para o prefeito a assinatura do contrato foi um bom investimento para a educação e a cultura na cidade. “Essa casa é parte do resgate das idéias do educador Darcy Ribeiro, que, com sua produção nas áreas de Educação e Cultura, deixou muitas marcas no Brasil. Vamos resgatar o nosso passado, as nossas lutas. A Fundação vai ajudar a construir nossa política para a Educação, pois haverá uma integração contínua com as escolas da rede”.
Durante a assinatura do documento, no gabinete, estiveram presentes os secretários municipais de Cultura, Sady Bianchin; Educação, Marcos Ribeiro; Assistência Social, Cidadania e Participação Popular, Marcos de Dios; de Ambiente, Alan Novaes, e Articulação Política, Paulo Fatigati.

Nenhum comentário: