sábado, 13 de dezembro de 2008

Bêabá na Praça

Por Izabel Oliveira

Projeto incentiva e resgata o gosto pela leitura entre crianças, jovens e adultos de comunidade do Caxito em Maricá. É prova que com boa vontade e pouco dinheiro é possível levar cultura aos mais carentes.

Fernando tem 8 anos,mora no bairro Caxito e ainda não sabe ler. O menino que já freqüentou escola disse que teve que largar os estudos porque a mãe teve que se mudar de casa várias vezes. Mas no meio dos livros o menino de corpo franzino e olhar tímido volta a sonhar. É isso o que tem acontecido no projeto Bêabá na praça- Leia um livro- Crie sua própria história. Desenvolvido pelo jornalista e diretor de cinema Délcio Teobaldo, o projeto piloto, que deve ser apresentado a prefeitura no próximo ano, teve início no mês de novembro e está deixando as tardes de domingo bem mais alegres numa praça do Caxito, bairro pobre de Maricá. As crianças podem ler livros colocados em várias lugares da pracinha, soltar a imaginação na contação de histórias, explorar o gosto pela pintura e se divertir na confecção de brinquedos como petecas, feitas com folhas de bananeira seca.
Segundo Délcio, nas redondezas do bairro moram cerca de 800 crianças, que não têm acesso a qualquer tipo de atividade cultural. “Além das crianças percebi uma carência desse tipo de atividade também nos adultos. Muitos pais e avós já começaram a freqüentar o Bêaba e liberar a criança que há dentro deles”, falou Teobaldo.
Layara Francisco Delfino, de 8 anos, chega a praça empurrando o carrinho da irmã mais nova, de apenas cinco meses, enquanto dois outros irmãos, menores que ela, vêm na frente de mãos dadas. Nascida numa família grande e com pouco recursos, a menina diz que sempre gostou de ler e aos poucos começa a se soltar. “Minha mãe sempre diz que tenho que estudar muito para poder ser alguém na vida”, falou.
Para Délcio Teobaldo o ideal seria que a prefeitura construísse uma praça no local, já que o projeto está sendo desenvolvido na praça do condomínio Recanto Verde. “É preciso apenas boa vontade para que projetos, aparentemente simples, como esse aconteçam em Maricá. A idéia é que o Bêabá se torne itinerante com uma leitura mambembe e consiga alcançar as praças de toda cidade”, concluiu Teobaldo.


O encerramento do projeto acontece na tarde do 21/12- no Condomínio Recanto Verde no Caxito, ás 15h. Haverá contação de histórias e apresentações teatrais, oficinas e muita leitura.

Um comentário:

Unknown disse...

Juro, não tô de sacanagem, que eu li Calixto. Fiquei até bobo, mas na hora, li com calma, e vi Caxito. Agora, que senhor projeto, hein, esses caras deviam estar mais bem divulgados.