quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Política: Quaquá rebece apoio de Sérgio Mamberti


Faltam poucos dias para 5 de outubro. Na reta final conseguir bons apoios é fundamental, e isso se reflete em votos. Embora, segundo pesquisas, o candidato do PT, Washington Quaquá, tenha conseguido uma larga vantagem do segundo colocado, quanto mais apoio melhor.
No dia 21 de setembro, no I Fórum de Cultura de Itaipuaçu, que aconteceu na Rua 70, o Secretário de Identidade e Diversidade do Ministério da Cultura, o ator Sérgio Mamberti, declarou seu total apoio ao candidato Quaquá.
A secretária Nacional de cultura do PT, Morgana Eneile, também esteve presente no evento e, como Mamberti, declarou seu apoio a Quaquá em prol da cultura no município. O I Fórum de Cultura de Itaipuaçu, contou ainda com a presença da secretária de mulheres do PT, Rosângela Zeidan, e a secretária de cultura do PT em Maricá, Andréa Monken, e Sady Biachin.
Morgana falou da importância da cultura para a transformação social. Para ela, as propostas de Quaquá para a cultura irão contribuir para a transformação da atual realidade do município.
- Vejo Maricá atrasada culturalmente, Quaquá é a única possibilidade possível para inserir Maricá no cenário nacional da cultura.
Para Quaquá, a cultura não pode ser considerada apenas como enfeite de um bolo. Segundo o candidato do PT a cultura deve ser levada a sério. O candidato do PT falou de suas propostas para a área. Da criação do Banco de Cooperativismo Solidário, do resgate e valorização das tapeceiras do Espraiado, que terá seu total apoio. Falou ainda que a cultura será prioridade em seu governo, e que todo o plano de metas será obedecido de forma criteriosa. Ainda segundo Quaquá, a fazenda de Itaocaia será desapropriada para a criação de um grande centro cultural, resgatando a cultura negra em nosso município.
Para Mamberti o programa de governo do Quaquá será um divisor de águas em Maricá. “A cultura está no centro do desenvolvimento social, e é necessário que o país seja regido por prefeitos com este compromisso. Temos que dar uma vitória total a Quaquá para que ele possa implantar uma cultura da forma que a cidade merece”.

Quaquá se reúne com estudantes no Elisiário Matta
(da assessoria do candidato)
No dia 23 de setembro, a fim de apresentar suas propostas para Maricá, sobretudo para os jovens. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e dar sugestões sobre o Programa de Governo de Quaquá.
Durante a reunião, Quaquá falou sobre os investimentos que fará na área da Saúde, como construção de Postos de Saúde, inclusive com Unidades 24 horas; convênios com hospitais para a realização de exames mais complexos, como tomografia computadorizada, por exemplo, além de melhoria no atendimento do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, que hoje é precário.
“Maricá tem direito a 24 Postos de Saúde da Família (PSF) e só tem 12. Isso é inadmissível”, afirmou Quaquá.
A Educação foi um dos pontos principais da reunião. O candidato do PT afirmou que vai trazer, por meio de parcerias, cursos profissionalizantes do Senai, Faetec, Cefet, além de cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O Projeto Cidade Educadora é uma das principais metas do Programa de Governo do Quaquá. Como o projeto é dinâmico vai atuar por meio de parceria com as comunidades. Durante a manhã ou tarde a criança vai para a escola onde aprenderá as matérias básicas da grade curricular como Português, matemática e Geografia. Fora do horário escolar participará de atividades, como a prática de esportes, aulas de pintura, teatro e música, dentro de sua comunidade e em locais conhecidos como a igreja do bairro, o campo de futebol. Além disso, os jovens terão acesso à formação técnica profissional e isso gera oferta de emprego com mão-de-obra qualificada.
Quaquá disse ainda que o primeiro ano de governo será difícil, mas vai implantar mais um ônibus universitário para atender a outros estudantes do município. No segundo ano será feito um vale para que os universitários tenham mais mobilidade e não fiquem presos aos horários dos ônibus da Prefeitura.
“O universitário que participar do Programa de Estágio da Prefeitura receberá uma bolsa-salário em troca de prestação de serviços para a comunidade”, comentou.
Quaquá falou ainda sobre projetos nas áreas de Habitação, Meio Ambiente, Cultura e Lazer.

Nenhum comentário: