sábado, 25 de julho de 2009

Maricá adere ao projeto “Rio-Estado da Bicicleta”

A Prefeitura de Maricá firmou um convênio para desenvolvimento e implantação de ciclovias e para um plano viário para a cidade, incluindo projeto de sinalização semafórica e engenharia de trânsito.
O acordo foi firmado dia 9 de julho entre o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes e o secretário de Desenvolvimento, Indústria Naval e Comércio de Maricá, Aleksander Santos, que esteve representando o prefeito Washington Quaquá.
Desenvolvido pela equipe do programa “Rio-Estado da Bicicleta”, o primeiro projeto prevê a construção de aproximadamente 3,7 quilômetros de ciclovia, dois bicicletários de interligação intermodal - bicicleta/ônibus – e um grande bicicletário na área da rodoviária de Maricá, com capacidade para 140 bicicletas.
Já a proposta de ciclovia atende a região central, passando pela Avenida Getúlio Vargas, seguindo pela Avenida Gov. Roberto da Silveira, cruzando a RJ-106, até a ligação com a rua Abreu Sodré.
-Esse projeto é sensacional e trará enormes benefícios para a cidade. Muitos moradores utilizam bicicletas para ir de casa para o trabalho. Além da economia que traz, ainda é um transporte limpo. Todo esse programa ainda contribui para a vocação turística da cidade. Essa parceria será um golaço para Maricá – comemorou o secretário de Desenvolvimento, Aleksander Santos.
Para Julio Lopes a utilização de bicicleta como meio de transportes para curtas distâncias é uma tendência em crescimento no mundo inteiro. Em grandes cidades como Nova Iorque, Paris, Barcelona, Amsterdã e em Pequim, as prefeituras locais estão fechando vias importantes no centro da cidade, priorizando a circulação de bicicletas. Em outros casos, criam faixas paralelas a dos carros para a passagem dos ciclistas.
Aqui na cidade, o projeto também prevê a criação de duas vias compartilhadas para carros e bicicletas. Para isso, será preciso redefinir a velocidade de circulação dos veículos que trafegam no local.
–A cultura do uso da bicicleta precisa ser disseminada. Tudo é uma questão de mudança de hábito. Esse programa leva em conta também as relações de trabalho. O que muita gente gasta hoje em transporte poderá ser economizado. Vamos agendar uma grande pedalada pelas ruas de Maricá, com a participação do prefeito Quaquá e de todo secretariado, como forma de marcar a adesão do município ao “Rio-Estado da Bicicleta” - completou o subsecretário Estadual de Transporte Sebastião Rodrigues, que é de Maricá.
Ele lembrou ainda que um bom projeto cicloviário é super importante para o turismo da cidade e citou a recente instalação de ciclofaixas em Copacabana.
Participaram da reunião o secretário Executivo da Prefeitura, Paulo Delgado, o de Trabalho e Emprego, Gegê Galindo, o de Transportes, Roni Petterson, o de Ambiente e Urbanismo, Alan Novais, o de Turismo, Carlos Soares, a de Esportes, Dilcinete Grijó, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Maricá, Aldair de Linda, e o vereador Adailton Machado.

Nenhum comentário: