sexta-feira, 7 de agosto de 2009

RJ: Secretaria lança plano de inserção de alunos no mercado

Após diplomar os alunos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) de 2008, em Maricá, Niterói e na comunidade Dona Marta, em Botafogo, a Secretaria de Trabalho e Renda já deu início ao planejamento estratégico para 2009, que atenderá a cerca de quatro mil alunos. Na manhã desta quinta feira, no auditório da Secretaria, o secretário Ronald Ázaro falou sobre os resultados obtidos na formação dos primeiros beneficiados pelo programa.

"Estamos aqui não só para lançar as bases para 2009, mas também para comemorar o fato de termos a grande maioria dos alunos do Planteq 2008 já inseridos no mercado de trabalho. Nosso objetivo não é só qualificar os estudantes, e sim acompanhá-los até conseguirem seu emprego. Ano que vem queremos resultados ainda melhores com a experiência adquirida agora", observa Ázaro.

Ao todo, serão 41 municípios contemplados com investimentos de R$ 1.919 milhões, com uma contrapartida do Estado de cerca de R$ 480 mil. O Planteq 2009 vai oferecer cursos de acordo com a vocação de cada região, devidamente identificadas, e vão atuar nas áreas de metal mecânica, carnaval, indústria têxtil, turismo, agronegócios e pesca.

Este ano foram ministrados cursos nos setores de comércio e serviços, construção civil, metal-mecânica, indústria naval, turismo e transporte e logística, operador de telemarketing, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, camareira, copeiro, garçom, cozinheiro, pedreiro, eletricista, pintor predial, carpinteiro naval, montador, recepcionista de hotel, modelista de calçados, pintor de estruturas metálicas e maçariqueiro.

Os cursos serão executados por instituições de educação profissional, conforme pré-qualificação e licitação realizadas este ano, e financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: terra.com.br

Nenhum comentário: